A Câmara de São Pedro do Sul vai reabilitar o edifício onde funcionou o Colégio São Tomás de Aquino e pretende utilizar as instalações para acolher um Pólo de Ensino Superior.
O anúncio foi feito estar tarde, através de um comunicado, em que a autarquia adianta que “foi aprovada em reunião de Câmara, hoje, dia 13 de Abril, a proposta de transferência de competências de gestão do edifício do antigo Colégio São Tomás de Aquino para o Município”.
“Este acordo, entre a autarquia e o Estado, tornou-se possível após diversas diligências do Executivo e apresentação de um projecto de valorização patrimonial que prevê a recuperação, reabilitação e adaptação do imóvel para a instalação de um Pólo de Ensino Superior”, pode ler-se no documento.
Para já, e a “curto prazo”, “o Município vai abrir as portas deste icónico edifício para ser visitado e para que as gerações que ali passaram possam recordar os seus “velhos tempos””.
O antigo Colégio São Tomás de Aquino iniciou o seu funcionamento em 1949 e durante 23 anos recebeu várias gerações de estudantes, tendo sido uma instituição de ensino de referência na região. “A recuperação deste edifício será uma mais-valia para o concelho, dinamizando a economia local e contribuindo para a qualificação de recursos humanos”, defende a autarquia.