VOUZELA, 30 de Novembro de 2022
PUBLICIDADE

BUPi Envolve: CIM Viseu Dão Lafões lembra importância do cadastro dos terrenos

28 de Setembro 2022

A Estrutura de Missão – eBUPI e a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões promoveram esta quarta-feira a 6ª edição do BUPi Envolve, espaço de partilha entre os técnicos habilitados BUPi dos municípios aderentes ao projecto e de envolvimento da comunidade relativamente à plataforma e ao cadastro simplificado.

O evento realizou-se no Auditório Municipal Carlos Paredes, em Vila Nova de Paiva, e teve como objectivo aumentar a proximidade com a comunidade e com os técnicos habilitados que trabalham diariamente com a plataforma Balcão Único do Prédio (BUPi).

“Este projecto, estruturante para o futuro da nossa região, encerra o grande desafio de fazermos com que os nossos cidadãos se interessem mais pelos seus terrenos, para que no futuro, os seus filhos e os seus netos saibam onde podem investir, seja na agricultura, ou na floresta”, realçou o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Paiva, Paulo Teixeira Marques, que foi o responsável pela abertura da sessão.

O secretário executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, destacou “as mais de 130 mil RGG’s que fazem da região de Viseu Dão Lafões o território com mais processos de registo efectuados”, e enalteceu “o papel fundamental que os 36 técnicos habilitados da região, em conjunto com os técnicos habilitados dos municípios e com os 14 gestores municipais, desempenham para o sucesso deste ambicioso projecto”.

O evento serviu para esclarecer temas relevantes e dúvidas mais comuns, ficando o encerramento da sessão a cargo da coordenadora da eBUPi, Carla Mendonça. O BUPi é uma plataforma electrónica que, aliada a uma rede de balcões de proximidade, permite a identificação das propriedades de forma simples e gratuita.

Em Viseu Dão Lafões, o projecto resulta de uma candidatura apresentada pela CIM ao Programa operacional CENTRO 2020, com o objectivo de implementar um Sistema de Informação Cadastral Simplificado na região, num investimento global superior a 2,3 milhões de euros. Desde Junho de 2021, quando foi lançada a iniciativa, já foram realizados mais de 130 mil processos de registo de propriedades rústicas nos 14 municípios do território, segundo dados da CIM.

 


Todos os direitos reservados • Notícias de Vouzela

Praça da República, 17 3670 – 245 Vouzela

Powered by DIGITAL RM