VOUZELA, 21 de Fevereiro de 2024
PUBLICIDADE

Biblioteca Municipal de Tondela expõe “Como Brincávamos no Passado”

29 de Setembro 2020

A Biblioteca Municipal de Tondela tem patente a exposição “Como Brincávamos no Passado”, que divulga conhecimentos e experiências relacionadas com a construção dos brinquedos que marcaram a a infância de várias gerações.

Os brinquedos foram criados com a colaboração dos utentes das IPSS e dos centros de dia e de várias associações desportivas e recreativas do concelho, como centros de animação, centros sociais e paroquiais, lares, recreios e misericórdias.

A mostra, patente até ao dia 7 de Novembro, tem como objectivo perpetuar conhecimentos e técnicas passados de geração em geração e, simultaneamente, dar dá-los a conhecer às crianças de hoje, permitindo-lhes vivenciar experiências de antigamente, aprendendo também como é possível construir brincadeiras com materiais banais do quotidiano.

“Em época de Covid-19, gostaríamos que as pessoas tivessem aqui momentos de memória positivos, que recordassem as coisas com que brincavam e que caraterizaram a sua infância, as suas aldeias e as suas vivências do passado”, sublinhou a vereadora Educação e Acção Social da Câmara de Tondela Sofia Ferreira durante a inauguração da exposição, que integrou as Jornadas Europeias do Património, este ano dedicadas ao tema “Património e Educação”.

Além dos brinquedos físicos, a mostra inclui vários recursos audiovisuais, recolhidos junto dos utentes das instituições participantes, onde se contam não só os «segredos» do processo de criação, mas também as memórias da infância.

A exposição pode ser visitada entre as 9h00 e as 18h00, de segunda a sexta-feira, e das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00, aos sábados. A partir de Outubro, a mostra vai estar disponível também online, no link https://rbt.cm-tondela.pt/.

 

 

 


Todos os direitos reservados • Notícias de Vouzela

Praça da República, 17 3670 – 245 Vouzela

Powered by DIGITAL RM