Os 21 Bancos Alimentares contra a Fome realizam, entre 27 de Maio e 6 de Junho, mais uma campanha nacional de recolha de alimentos. Para contribuir para a causa, os seus donativos devem ser feitos através da campanha Ajuda Vale nas caixas dos supermercados e no site alimentestaideia.pt.
Em comunicado, aquele organismo explica que “as medidas de segurança sanitária decorrentes da pandemia ainda impedem a realização da tradicional campanha de recolha de alimentos com voluntários, bem conhecida dos portugueses. Todavia, a situação de muitas famílias afectadas pela crise social que se vive no país exige um esforço colectivo e os Bancos Alimentares contam não só com a contribuição, mas também com a mobilização dos portugueses”. A iniciativa decorre sob o mote “À nossa mesa há sempre lugar para mais um”.
“Infelizmente, há agora milhares de famílias que contam com as nossas campanhas para conseguirem pôr comida na mesa. Por isso, mais do que nunca, a ajuda não pode parar”, alerta Isabel Jonet, Presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome.
Um ano com muitos desafios no apoio alimentar
De acordo com os dados da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome, no ano passado, os 21 Bancos Alimentares em actividade em Portugal distribuíram 29.474 toneladas de alimentos (com o valor estimado de 41,2 milhões de euros), num movimento médio de 165 toneladas por dia útil.
Em parceria com cerca de 2.700 instituições e entidades, que operam no terreno, acompanhadas pelo Banco Alimentar da respectiva região, os alimentos contribuíram para a alimentação de 450 mil pessoas com carências comprovadas, sob a forma de cabazes ou de refeições confeccionadas.