A Câmara de São Pedro do Sul vai distribuir um conjunto de incentivos à criação de gado bovino no concelho. Um prémio de 75 euros por cada bovino de raça autóctone; e a atribuição de um valor de 15 euros por cada animal de raça cruzada estão entre as apostas.
“O concelho de São Pedro do Sul tem grande tradição na criação de gado bovino sendo esta uma atividade com grande expressão em muitas freguesias garantindo a viabilidade de inúmeras explorações agropecuárias. Os animais criados no nosso território permitem dispor de produtos com IGP (Indicação Geográfica Protegida) e contribuem para a preservação da paisagem rural e o ambiente, uma vez que estão associados a sistemas extensivos de produção”, explica a autarquia, nas redes sociais, destacando “a necessidade de aumentar o efetivo” de um sector com uma “importância estratégica”.
As candidaturas poderão ser efetuadas em fevereiro e março de 2021, sendo relativas aos vitelos nascidos entre 1 de setembro de 2019 e 31 de agosto de 2020.
A OPP de S. Pedro do Sul (a funcionar na CASSEPEDRO) informará os produtores em condições de receber este apoio e remeterá ao município os comprovativos dos que manifestarem interesse em receber o mesmo.