VOUZELA, 18 de Outubro de 2021
PUBLICIDADE

Aprovado projecto que vai estudar a arte megalítica da região

13 de Outubro 2021

Foi aprovado para financiamento o projecto “Aplicação do Modelo de Resíduo Morfológico no Estudo da Arte Megalítica Gravada na Região de Lafões”, que visa fazer o levantamento de arte megalítica nesta zona do país.

Os trabalhos de campo, com início previsto para 2022, vão ser apoiados por MRM, uma técnica fotográfica recentemente desenvolvida, que deverá permitir “identificar arte megalítica gravada de diversos dólmens de Lafões e desse modo o seu estudo, valorização e conservação”, adianta o Museu Municipal de Oliveira de Frades. A pesquisa insere-se no projecto “Megálitos, espaços, gentes e ambiente nas manifestações tumulares pré e proto-históricas de Lafões. Mega Lafões”, no âmbito do qual decorreram este ano escavações arqueológicas nos concelhos de Oliveira de Frades e Vouzela.

A candidatura foi submetida pelo professor António Faustino Carvalho, da Universidade do Algarve, no âmbito do apoio financeiro extraordinário a Projectos de Investigação Plurianual em Arqueologia 2021, da Direcção-Geral do Património Cultural, e obteve a totalidade do montante solicitado (9.225 euros).

Em Oliveira de Frades, o plano prevê, por exemplo, o estudo de sete superfícies do Espírito Santo d’Arca: seis faces internas de esteios e a face superior da laje do chapéu.

 

 


Todos os direitos reservados • Notícias de Vouzela

Praça da República, 17 3670 – 245 Vouzela

Powered by DIGITAL RM