VOUZELA, 20 de Fevereiro de 2024
PUBLICIDADE

Águeda é um dos nove dos municípios mais sustentáveis ECOXXI

16 de Dezembro 2020

O Município de Águeda acaba de conquistar o galardão de Bandeira Verde ECOXXI, que reconhece e divulga as boas práticas de sustentabilidade. O concelho tem um índice superior a 80% em 2020 e consolida a posição como líder nas práticas sustentáveis, estando este ano no topo, a par de Maia, Funchal, Braga, Lousã, Leiria, Torres Vedras, Loures e Pombal.

“Esta distinção é o reconhecimento público das boas práticas adotadas e em desenvolvimento pelo Município de Águeda nas áreas do ambiente e sustentabilidade”, realçou o Vice-Presidente da Câmara de Águeda, Edson Santos, congratulando-se pela conquista deste prémio.

O conjunto de peritos do ECOXXI avaliou um total de 21 indicadores e 71 sub-indicadores nas áreas ambiental, social e económica. As candidaturas incluíram, pela primeira vez, parâmetros específicos no âmbito das alterações climáticas e saúde e bem-estar.

Entre os muitos indicadores considerados estão ainda, por exemplo, Educação para a Sustentabilidade; Cidadania, Participação e Governança; Transparência, Digitalização e Conectividade: Emprego ou Cooperação com a Sociedade Civil.

O ECOXXI é um Programa criado em 2005 pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE). A edição deste ano incluiu 62 candidaturas, oriundas de todas as regiões do país.

No final da sessão de apresentação dos resultados, que decorreu em formato digital, o Presidente da Associação Bandeira Azul da Europa, José Archer, lançou o repto para que mais municípios se associem a esta iniciativa no próximo ano. “Fica o desafio, queremos cobrir o país com bandeiras verdes e ter um país mais sustentável”, referiu.

 


Todos os direitos reservados • Notícias de Vouzela

Praça da República, 17 3670 – 245 Vouzela

Powered by DIGITAL RM