VOUZELA, 12 de Julho de 2024
PUBLICIDADE

7 Maravilhas: “Última Rota da Transumância – Castro Daire” passa à próxima fase

24 de Julho 2020

A “Última Rota da Transumância – Castro Daire” passou à próxima fase do concurso “7 Maravilhas da Cultura Popular”, após ter confirmado o segundo lugar na final distrital de Viseu, atrás das Festas em honra de Nossa Senhora dos Remédios, em Lamego, anunciou esta sexta-feira a Câmara Municipal.

Numa nota publicada nas redes sociais, a autarquia dá os parabéns aos “castrenses no geral, fãs da Última Rota da Transumância, Comércio Local de todo o concelho, colectivo de Pastores (os padrinhos) e todos os parceiros envolvidos”.

Durante o mês de Agosto, esta e as demais 19 candidaturas que ficaram na segunda posição das eliminatórias regionais vão ser submetidas a uma nova votação e entre 5 e 8 seguem para as meias-finais, marcadas para o final desse mês.

Tradição ancestral

Pelo caminho ficou o “Canto a 3 Vozes de Manhouce”, a única representante da região de Lafões.

“A Última Rota da Transumância” é um evento promovido desde 2015 pelo Município de Castro Daire e consiste na recriação de uma tradição ancestral em que rebanhos e pastores se deslocavam desde o sopé da Serra da Estrela até à Serra do Montemuro, a 1.381m de altitude, onde os pastos eram mais vistosos, e aí passavam o Verão.

O troço daquela que foi a última rota em Castro Daire, em 1999, encontra-se actualmente recuperado e é um produto de turismo de natureza, que mistura ruralidade e tradição.

As tradicionais deslocações são recriadas através de passeios pedestres, experiências e eventos únicos, em que o imaginário pastoril e da transumância marcam, passo a passo, estes caminhos.

A final do concurso “7 Maravilhas da Cultura Popular” vai realizar-se no dia 5 de Setembro.

 


Todos os direitos reservados • Notícias de Vouzela

Praça da República, 17 3670 – 245 Vouzela

Powered by DIGITAL RM