VOUZELA, 12 de Abril de 2026
PUBLICIDADE

19 de maio – Dia Mundial do Médico de Família

19 de Maio 2022

O meu nome é Vera Gomes, sou interna na UCSP de Vouzela.

Prestes a ser especialista em Medicina Geral e Familiar (MGF), relembro as motivações para a escolha da especialidade e do local de formação. Os cuidados de proximidade, a relação médico-doente e abrangência de conhecimentos necessários foram o mote para a escolha.  Vouzela emergiu como um local propicio ao percurso formativo, pelos excelentes profissionais, pelas oportunidades e pelos utentes que tão bem me receberam.

O MGF está orientado para prestar cuidados de saúde ao nível dos Cuidados de Saúde Primários (CSP), acompanhando longitudinalmente a pessoa numa perspetiva holística, desde a conceção até à morte, alicerçada na visão sistémica da família. Presta cuidados abrangentes e continuados, aos indivíduos, família e comunidade independentemente da idade, sexo ou patologia, respeitando a sua autonomia e o seu contexto sociocultural, para garantir o equilíbrio pessoal e dos seus valores. A sua atividade assistencial orienta-se pela promoção da saúde, prevenção da doença, a cura ou os cuidados paliativos, gerindo simultaneamente problemas de saúde agudos e crónicos, nas diferentes dimensões da doença.

Assim, celebrar o dia do MF é relembrar que existe um médico que nos acompanha ao longo do nosso percurso de vida, sempre disponível para nos ajudar e orientar, empenhado no nosso bem-estar.

Estou convicta que, para enfrentar os desafios atuais e futuros é preciso ser resiliente, mas continuo a acreditar que fiz a melhor escolha, sou feliz e estou motivada para ser Médica de Família em Vouzela.

Os seus médicos de família sempre próximos para cuidar!

 

Vera Gomes – Interna de MGF

UCSP Vouzela


Todos os direitos reservados • Notícias de Vouzela

Praça da República, 17 3670 – 245 Vouzela

Powered by DIGITAL RM