É urgente requalificar a Estrada Nacional 16 entre as Termas de São Pedro do Sul e Vouzela. Os partidos com assento parlamentar foram unânimes em reiterar esta necessidade, durante o debate da petição que pede a resolução dos problemas naquela via, o qual decorreu esta sexta-feira na Assembleia da República. O Presidente da Câmara de Vouzela, Rui Ladeira, e o vice-presidente da autarquia sampedrense, Pedro Mouro, estiveram presentes na sessão.
“Espera-se que rapidamente seja assinado o protocolo de colaboração entre o Estado e as duas autarquias para o projecto do referido troço”, refere a Câmara de São Pedro do Sul numa nota enviada às redacções.
A petição, entregue em Março do ano passado, alerta para um trajecto de 1.700 metros com 14 curvas sinuosas e cujo traçado nunca foi rectificado desde a construção, em 1930.
O documento, assinado por mais de 4.500 pessoas, nota que a via tem grande movimento rodoviário, com circulação de muitos automóveis ligeiros e pesados, e é o único acesso para muitos turistas e aquistas de vários pontos do país.