A edição de 2021 da Feira de São Mateus foi cancelada e deverá dar lugar “a uma alternativa para animação do período de Verão em Viseu”. O certame secular regressará em 2022.
O anúncio foi feito, há instantes, através de comunicado, pela Câmara Municipal de Viseu e VISEU MARCA. “Apesar de se tratar de uma decisão difícil, foi devidamente ponderada”, garante a Presidente da autarquia, Conceição Azevedo, explicando que “o espectro legal relacionado com o cenário dos eventos de verão não é ainda claro e não podemos adiar eternamente a decisão. À luz da realidade de hoje, uma alternativa para animação do período de verão em Viseu será o mais prudente do ponto de vista de segurança, mas também do ponto de vista económico.”
De acordo com o documento, a incerteza relativamente à legislação e normas a aplicar aos eventos de verão, bem os condicionamentos de segurança e económicos suscitados pelo contexto pandémico estiveram na base desta decisão que foi unânime entre a Câmara Municipal, promotora do evento, e a Direcção e sócios da Viseu Marca, associação responsável pela organização executiva do certame.
A autarca nota ainda que a localização do Centro de Vacinação no Multiusos se mantém como uma prioridade absoluta e que condicionaria desde logo a realização da Feira ao impossibilitar a instalação dos operadores neste local.
No comunicado pode ler-se ainda que a Câmara Municipal de Viseu está a preparar um programa de animação cultural para o verão e a Viseu Marca deverá participar do mesmo, associando-se à instalação de tradições do feirar na cidade, no período de verão.
Para Cristina Paula Gomes, presidente da associação, “esta é a decisão possível num contexto de incerteza que implicaria a realização de uma Feira de São Mateus diminuída ou até descaracterizada. Queremos a nossa Feira de volta, mas com a sua identidade e força inalteráveis. A experiência do Verão de 2020 foi muito importante e permitirá trazer um modelo atractivo para os visitantes e capaz de impulsionar a actividade económica de muitos operadores fortemente afectados pelo contexto pandémico.”