A Câmara Municipal de Águeda vai construir um troço da Ecopista do Vouga, desde o Complexo Ferroviário de Sernada até ao lugar de Foz, interligando aí com a já existente em Sever do Vouga.
O financiamento do projecto foi aprovado, revela a autarquia, adiantando que a obra prevê a criação de “um traçado ciclável e pedestre que faz a interligação com vários municípios, criando uma rede de ecopistas de âmbito regional (ligando a do Vouga, Dão e Mondego) e nacional/internacional”.
O troço vai ter um percurso de cerca de 4,6 quilómetros, sendo que, destes, 800 metros se situam Albergaria-a-Velha. “Nesse sentido, os dois municípios vão estabelecer um acordo de comparticipação financeira proporcional, cabendo a execução da obra ao Município de Águeda”, adianta a Câmara.
Entre Sernada do Vouga e o nó da Auto-estrada 25 (A25), no Carvoeiro, estão previstas intervenções pontuais de melhoria da estrada e a instalação de sinalética vertical e marcações no asfalto, enquanto do nó da A25 até à Foz vai ser construída uma ciclovia, utilizando o espaço canal da Linha Ferroviária do Vouga.
O projecto representa um investimento superior a 150 mil euros, sendo que 70 por cento deste valor é comparticipado pelo Turismo de Portugal, no âmbito da Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior – Programa Valorizar.
A Ecopista do Vouga utiliza o traçado do ramal de Viseu da Linha do Vouga e permite ligar, a partir de Sernada, vários concelhos, como Águeda, Albergaria-a-Velha, Sever do Vouga, Oliveira de Frades, Vouzela, São Pedro do Sul, Viseu, Tondela e Santa Comba Dão, numa extensão total de cerca de 128 quilómetros.
Além de se articular com outras rotas, o troço vai ainda integrar a Grande Rota da Ria de Aveiro, um percurso ciclável e pedestre de 560 quilómetros ao longo de onze concelhos, o que, segundo a Câmara de Águeda, vai contribuir para colocar o concelho “num patamar de destaque no segmento turístico do Cycling & Walking de dimensão internacional”.