A semana Mundial do aleitamento materno, este ano, é celebrada de 4 a 10 de outubro. Assim, seria importante relembrar a importância do aleitamento materno para o ser humano, bem como os benefícios para o nosso planeta.
O leite materno é um alimento vivo, completo, nutricionalmente equilibrado, adequado às necessidades de cada bebé, com propriedades imunológicas e anti-infeciosas. É uma energia renovável, sustentável e ecológica que diminui a produção de resíduos industriais, contribui para o combate às alterações climáticas e não faz distinções entre etnias, géneros e estatutos socioeconómicos.
As vantagens do aleitamento materno são múltiplas tanto para a mãe como para o bebé, sendo o método mais barato e seguro de alimentar os bebés e constituindo um momento de afeto, que contribui para uma vinculação efetiva.
O aleitamento materno é um investimento pessoal e familiar que proporciona aos recém-nascidos o melhor começo de vida e preserva o seu planeta.
Dar de mamar é uma prioridade da sua vida, porque é bom para si, para o seu bebé e para a sua família. Planeie o quotidiano e distribua tarefas para rentabilizar o seu tempo e promover o seu bem-estar bio-psico-social.
Isabel Martins, Enfermeira Especialista em Enfermagem de Saúde Materna, Obstetrícia e Ginecologia