A Santa Casa da Misericórdia de Vouzela (SCMV) anunciou várias medidas temporárias com vista a reduzir os riscos de exposição e contágio ao novo coronavírus. De acordo com a nota publicada no Facebook da instituição, está proibido o acesso às várias instalações da SCMV a pessoas que tenham estado em contacto com doentes infectados, que tenham regressado de uma área com transmissão comunitária activa ou que apresentem sintomas de infecção respiratória, como febre, tosse ou espirros.
Na Unidade de Cuidados Continuados (UCC) e no Lar, cada utente poderá receber apenas uma visita por dia, sendo que o horário das mesmas é alterado – das 17h30 às 19h00, no caso da UCC, e das 15h00 às 15h30, no Lar –, sendo igual nos sete dias da semana. A SCMV informa que este horário poderá vir a ser alterado, em caso de agravamento da situação, podendo as visitas, no limite, ser proibidas.
Nestes dois espaços, está proibida a saída de pessoa idosa/utente, excepto para consultas médicas e exames de diagnóstico agendados ou em situações de emergência. Por outro lado, ao entrar, todos os visitantes têm que se dirigir à secretaria, registar o seu nome, número de telemóvel e pessoa a visitar, respondendo a um questionário.
Nas instalações da Creche/Pré-Escolar, cada criança deverá ser entregue/recolhida por uma pessoa apenas e a entrada do encarregado de educação/familiar está impedida em qualquer espaço do estabelecimento, excepto no hall de entrada, onde deverá aguardar até que lhe seja entregue a criança.
No caso da Clínica de São Frei Gil, esta poderá vir a ser encerrada por tempo indeterminado em caso de agravamento da situação, nomeadamente no que respeita a exames e consultas programados.
A SCMV sublinha ainda que todas as pessoas que entrem ou saiam das várias instalações devem lavar bem as mãos ou desinfectá-las com solução à base de álcool, cujos dispensadores foram reforçados, garante a instituição, acrescentando que foram criados espaços de isolamento com kit de prevenção COVID-19 em todas as suas valências.