VOUZELA, 12 de Abril de 2024
PUBLICIDADE

Filme do Turismo Centro de Portugal vence grande prémio do Festival Art&Tur

26 de Outubro 2020

O filme “A Vida é Agora”, do Turismo Centro de Portugal, venceu competição nacional da 13.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Turismo – Art&Tur, que se realizou em Viseu entre os dias 20 e 23 de Outubro.

A película, realizada por por Simão Lopes e Tiago Cardoso, da Slideshow, tenta passar uma mensagem de esperança e de renascimento, no âmbito da pandemia de Covid-19, procurando, de uma forma original e divertida, assinalar o ressurgir de uma nova etapa da humanidade, com optimismo e alegria.

Ao mesmo tempo, o vídeo promove alguns dos principais activos turísticos do Centro de Portugal, recorrendo a metáforas e a muito simbolismo.

O júri distinguiu o mesmo filme com o primeiro lugar nas categorias “Responsabilidade Social” e “Destinos — Regiões” (competição nacional) e com o segundo no grupo “Destinos — Regiões” (competição internacional).

“Sentimo-nos muito honrados com mais esta importante distinção, atribuída por um júri internacional, ao mais recente filme promocional do Centro de Portugal”, afirmou o presidente do Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, num comunicado enviado à agência Lusa.

Segundo o responsável, “A Vida é Agora” pretende assinalar, de forma leve e despretensiosa, que há turismo para além da pandemia e que, depois de um período difícil, haverá tempo para a região, o país e o mundo renascerem, com optimismo”.

Estes prémios vêm juntar-se a outros que o filme já tinha conquistado em festivais como o SILAFEST – 12.º Festival Internacional de Filmes de Turismo e Ecologia, na Sérvia, ou “TourFilm Riga”, na Letónia.

Outros prémios para a região Centro

Entre os trabalhos produzidos e filmados na região Centro foram premiados no certame, inclui-se ainda “Fragas de São Simão”, da autarquia de Figueiró dos Vinhos, que venceu os People’s Choice Awards, o segundo prémio na categoria Turismo Rural (competição internacional) e o primeiro em Ecoturismo (competição nacional).

“Sound of Centro” e “Living it together”, filmados em Torres Vedras, conquistaram os dois primeiros lugares em “Destinos — Cidades”, e a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões teve filmes distinguidos nas categorias Campanha Publicitária, Turismo Cultural, Gastronomia e Turismo Desportivo.

A Câmara Municipal de Viseu conquistou prémios nas categorias MICE e Arte, Música e Cultura, ao passo que a autarquia de Figueira da Foz arrecadou distinções na secção Turismo Cultural.

Uma produção realizada na Nazaré foi distinguida na categoria Hotéis & Resorts e o documentário “A Máscara de Cortiça”, rodado nas Aldeias do Xisto, venceu prémios em Etnografia e Sociedade e Melhor Documentário até 30 minutos. Na competição internacional, o grande vencedor foi o filme “The Nameless Call” (Itália).

Ao longo de quatro dias, o Festival Art&Tur exibiu 72 filmes, escolhidos entre 295 que concorreram ao evento.

 


Todos os direitos reservados • Notícias de Vouzela

Praça da República, 17 3670 – 245 Vouzela

Powered by DIGITAL RM