VOUZELA, 22 de Fevereiro de 2024
PUBLICIDADE

Covid-19

19 de Março 2020

Alguns esclarecimentos daquilo que neste momento predomina nas nossas vidas, e que não devem levar de ânimo leve:

O que são os Coronavírus:

Os coronavírus são uma família de vírus que podem causar infecções nas pessoas. Normalmente, estas infecções afectam o sistema respiratório, podendo ser semelhantes à gripe ou evoluir para uma doença mais grave, como pneumonia.

Quais os sinais e sintomas:

A maioria das pessoas infectadas apresenta sintomas de infecção respiratória aguda ligeiros a moderados:
• Febre (T>37,5ºC)
• Tosse
• Dificuldade respiratória (Falta de ar)

Em casos mais graves, pode causar pneumonia grave com insuficiência respiratória aguda, falência renal e de outros órgãos, e eventual morte. Contudo, a maioria dos casos recupera sem sequelas.

Como se transmite:

A COVID-19 transmite-se por contacto próximo com pessoas infectadas pelo vírus, superfícies e objectos contaminados.

Esta doença transmite-se através de gotículas libertadas pelo nariz ou boca quando tossimos ou espirramos, que podem atingir directamente a boca, nariz e olhos de quem estiver próximo.

As gotículas podem depositar-se nos objectos ou superfícies que rodeiam a pessoa infectada. Por sua vez, outras pessoas podem infectar-se ao tocar nestes objectos ou superfícies e depois tocar nos olhos, nariz ou boca com as mãos.

Qual o período de incubação:

Estima-se que o período de incubação da doença (tempo decorrido desde a exposição ao vírus até ao aparecimento de sintomas) seja entre 2 e 14 dias. A transmissão por pessoas assintomáticas (sem sintomas) ainda está a ser investigada.

Recomendações:

Lave as mãos, saia de casa o menos possível. Aproveite, leia um livro, passe tempo em família, aproveite para redescobrir os seus valores e o valor de tudo o que o rodeia. Vamos distanciar-nos para juntos e mais depressa vencermos esta pandemia.


Todos os direitos reservados • Notícias de Vouzela

Praça da República, 17 3670 – 245 Vouzela

Powered by DIGITAL RM