VOUZELA, 22 de Fevereiro de 2024
PUBLICIDADE

Aldeia da Pena vence Prémio Cinco Estrelas Regiões pelo segundo ano consecutivo

17 de Abril 2020
A Aldeia da Pena, no concelho de São Pedro do Sul, foi distinguida, pelo segundo ano consecutivo, com o Prémio Cinco Estrelas Regiões, que reconhece a qualidade das marcas e o melhor que existe em Portugal através da avaliação dos clientes.
A localidade foi galardoada, pelo distrito de Viseu, na categoria “Aldeias e Vilas”, com base num “estudo de mercado massificado junto de uma amostra representativa da população portuguesa de 313.450 indivíduos”, pode ler-se no site do projecto .
A referida página descreve a aldeia como “típica”, onde as casas são de pedra, à moda tradicional, e onde “a forma muito apertada do vale gerou um microclima responsável por uma cobertura vegetal extraordinária”.
“O isolamento secular”, continua o texto, “só foi quebrado há poucos anos com a construção de uma estrada alcatroada, ainda assim íngreme e sinuosa.  Até então, mesmo os mortos tinham que ser transportados em padiola. E foi a queda de um caixão, atingindo fatalmente um dos carregadores, que fez nascer a lenda do morto que matou o vivo”.
O site realça ainda que “toda a aldeia convida à contemplação, com o seu enquadramento único na paisagem aliado ao casario típico. O bem preservado casario de xisto e ardósia observa-se logo desde o cimo do monte, oferecendo um cenário único e inspirador”.
A Aldeia da Pena é a única representante de Lafões nesta 3ª edição do prémio, que tem como objectivo não só reconhecer empresas portuguesas que se diferenciam a nível regional, mas também identificar o que de melhor existe em Portugal em termos de recursos naturais, gastronomia e vinhos, arte e cultura, monumentos e património, aldeias e vilas, entre outros ícones de referência e interesse.
No distrito de Viseu, foram ainda distinguidos o Museu Grão Vasco, o Linho de Várzea de Calde, A Sé Catedral de Viseu, o Palácio do Gelo, o Viriato (doce), a Feira de São Mateus, o Rancho à  Moda de Viseu e a empresa Depiperfct.

Todos os direitos reservados • Notícias de Vouzela

Praça da República, 17 3670 – 245 Vouzela

Powered by DIGITAL RM