Os funcionários de instituições sociais com as valências de ERPI (Lar de idosos), Lar Residencial, Unidade de Cuidados Continuados e Serviço de Apoio Domiciliário, no concelho de Vouzela, vão voltar a realizar testes de despistagem à Covid-19. A acção arrancou este sábado, 2 de Maio, e irá prolongar-se nos próximos dias, adiantou a autarquia, revelando que serão feitos cerca de 200 exames.
“Desde a primeira hora, a nossa prioridade têm sido as pessoas, funcionários e utentes destas instituições, e não temos regateado esforços de forma a garantir a proteção, segurança e bem-estar de todos. É fundamental a realização destes testes, especialmente para tranquilizar os idosos, os seus familiares, as equipas das instituições e comunidade em geral”, sublinha o Presidente da Câmara, Rui Ladeira.
Esta medida resulta de uma parceria entre o Município de Vouzela e o Centro Distrital de Segurança Social de Viseu, em articulação com a Autoridade de Saúde Local, tendo sido coordenada pela Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões.
O custo da operação será repartido entre o Município de Vouzela e o Ministério do Trabalho, Solidariedade, Emprego e Segurança Social.
Recorde-se que, há cerca de um mês, a autarquia avançou com o rastreio aos profissionais que trabalham nos sectores sociais, de saúde e de socorro do concelho, como forma de prevenir e mitigar a propagação do coronavírus. Nessa primeira fase, foram realizados cerca de 250 testes.