VOUZELA, 18 de Julho de 2024
PUBLICIDADE

Viseu vai ter “Escola de Queijeiros”

23 de Setembro 2020

Viseu vai ter uma “Escola de Queijeiros” a partir do dia 26 de Outubro, direccionada especificamente para a produção de queijo com Denominação de Origem Protegida (DOP).

A iniciativa é promovida pela Inovcluster – Associação do Cluster Agro-industrial do Centro e tem como objectivo “capacitar empreendedores para o conhecimento das principais técnicas de produção de queijo com DOP nas regiões da Serra da Estrela, Beira Baixa e Rabaçal (Penela)”, adiantou a entidade à agência Lusa.

As aulas vão decorrer nas escolas superiores agrárias de Viseu e Castelo Branco e o curso vai ter 80 horas, 40 teóricas e outras tantas práticas, em queijarias da região. As candidaturas decorrem online até ao dia 2 de Outubro, havendo 20 vagas disponíveis.

A “Escola de Queijeiros” surge na sequência da Escola de Pastores, cuja formação atraiu mais de dez pessoas entre Setembro de 2019 e Janeiro deste ano. “Uma acção formativa nestes moldes e direcionada especificamente para a produção de queijo com DOP é, sem dúvida, uma acção pioneira em Portugal”, realça a Inovcluster, que envolve um consórcio alargado de 14 entidades de base regional.

A “Escola de Queijeiros” está integrada no projeto ‘Programa de Valorização da Fileira dos queijos da Região Centro’, que é co-financiado pelo CENTRO 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

 

 

 

 

 


Todos os direitos reservados • Notícias de Vouzela

Praça da República, 17 3670 – 245 Vouzela

Powered by DIGITAL RM