As melhores práticas educativas, locais e nacionais, diversos projectos sócio-educativos inovadoras e promotores de novas metodologias e abordagens do processo ensino-aprendizagem estiveram em destaque, esta terça-feira, no Seminário “Valorizar e Des(a)fiar a Escola”, que teve lugar na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, num evento promovido pela CIM Viseu Dão Lafões.
A sessão começou por abordar o conceito de escola feliz e inspiradora, preocupada com o bem-estar da comunidade e dos alunos. Seguiram-se sessões centradas na inclusão, com destaque para o projecto MyMachine, um programa educativo que surgiu na Bélgica com o objectivo de trabalhar a criatividade e a inovação na educação, capacitando os estudantes para intervirem no contexto onde se inserem, pensar o território, identificar problemas ou necessidades e, depois, dar-lhes ferramentas para que possam resolver esse desafio.
O debate central que se seguiu foi dedicado ao sucesso educativo no territóio Viseu Dão Lafões e contou com a participação do secretário executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, e do Vereador da Educação do Município de Viseu, Pedro Ribeiro, entre outros oradores. O seminário finalizou com uma conferência de Rui Correia, vencedor do Global Teacher Prize Portugal 2019.
“Este importante Seminário surgiu no seguimento do trabalho continuado que a CIM Viseu Dão Lafões tem vindo a desenvolver na promoção do sucesso educativo na região. A Educação está na base de todas as competências e valorizar as escolas é uma prioridade máxima numa estratégia intermunicipal que vê o Ensino como um pilar estrutural para o desenvolvimento do território”, destaca Nuno Martinho.