O Turismo Centro de Portugal vai participar este mês em duas feiras internacionais em Espanha. O primeiro certame, a Naturcyl – Feira Internacional de Ecoturismo, começa já esta sexta-feira e decorre até domingo em Ruesga, Palência. Trata-se de um dos fóruns mais importantes para a promoção do ecoturismo e, segundo o Turismo do Centro, “constitui um ponto de encontro imprescindível para a troca de ideias e de oportunidades de negócio entre profissionais e amantes do ecoturismo e do meio rural”.
A entidade portuguesa vai estar representada na 5ª edição da Naturcyl com um stand próprio de 9m2 para “divulgar e promover o seu vastíssimo Património Natural”, nomeadamente os Geoparques Estrela e Naturtejo da UNESCO, os Parques Naturais do Tejo Internacional, da Serra da Estrela e do Douro Internacional ou as reservas da Malcata e da Faia Brava, entre outros atractivos. Outro dos objectivos é “consolidar a identidade territorial das Terras do Lince” – municíoios de Almeida, Sabugal e Penamacor – “enquanto destino de Turismo de Natureza”.
“A Naturcyl tem uma importância estratégica cada vez mais relevante para a Turismo Centro de Portugal, uma vez que junta os principais agentes internacionais nas áreas do ecoturismo e do turismo da natureza, produtos em que a região Centro de Portugal se assume como um destino de referência. Acresce que a feira tem uma repercussão muito positiva nos meios de comunicação de Espanha, que é o principal mercado emissor de visitantes estrangeiros para o Centro de Portugal. Por tudo isto, a Turismo Centro de Portugal não poderia faltar”, realça o presidente da Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado.
Depois desta feira, o Turismo de Portugal vai participar na Termatalia – Feira Internacional de Turismo Termal, de Saúde e Bem-Estar, em Ourense, nos dias 28 e 29 de Setembro. O certame, que vai para a 20ª edição, é a única feira especializada em termalismo a nível mundial, estabelecendo a ligação deste produto entre a Europa e a América Latina. “A feira fomenta o intercâmbio de experiências, do ponto de vista empresarial, institucional e social, impulsionando o mercado estratégico do turismo termal entre os dois continentes”, realça o Turismo do Centro, que vai estar representado com uma área de 12m2, destinada à valorização da água termal.
“A elevada qualidade e diversidade das estâncias termais do Centro de Portugal coloca o turismo de saúde e bem-estar como um produto estratégico para a região. Esta região é um destino de saúde e bem-estar único, equiparado ao que de melhor existe na Europa. Devido à proximidade com Espanha, o Centro de Portugal assume este mercado como preferencial”, explica Pedro Machado.
A Termatalia vai ainda incluir diversas acções de capacitação profissional dos sectores de termalismo, turismo de saúde e wellness.