O ciclista Tiago Ferreira, campeão do mundo de maratona BTT, vai pedalar durante 24 horas seguidas nos dias 22 e 23 de Julho, em São Pedro do Sul.
O evento, com o nome “24H Climb”, é um desafio de auto-superação lançado pelo próprio corredor, natural de Viseu.
Tiago Ferreira vai pedalar, repetidas vezes, uma exigente subida de 1,5 quilómetros, com com 214 metros de desnível.
“É completamente diferente de tudo aquilo que foi a minha carreira desportiva até agora, porque eu sempre tive muito focado no que era competição, corridas…”, confessou o ciclista em declarações ao site da RedBull, acrescentando que este é “um desafio que vai muito além de testar o limite do ser humano, de desportista, porque até agora ainda não foi feito”.
A ideia deste desafio surgiu depois de uma viagem que o corredor fez à Áustria, há dois anos, em que realizou testes no Centro de Alto Rendimento da Red Bull. “As subidas e descidas em terrenos muito exigentes são a minha especialidade por isso pensei em estabelecer um novo recorde do mundo”, revelou.
Campeão europeu em título, Tiago Ferreira está habituado a provas que não atingem muito mais do que sete horas por dia, por isso admite que o factor psicológico e a noite serão os dois principais obstáculos.
“Penso que a partir das 23 horas será um período crítico. O desgaste físico normal de andar repetitivamente na mesma subida, que é extremamente dura, muito inclinada, será uma das maiores dificuldades. O outro ponto será o psicológico. Andar a subir e a descer sempre o mesmo sítio, sem sair dali…”, adiantou.
Aos 31 anos, Tiago Ferreira conta com um invejável currículo, que inclui cinco títulos de campeão nacional, dois de campeão europeu e um mundial.