VOUZELA, 24 de Abril de 2024
PUBLICIDADE

Temperaturas altas: DGS alerta para cuidados a ter com grupos de risco

13 de Julho 2020

Beber água ou sumo de fruta natural sem açúcar, mesmo que não tenham sede sede, e evitar bebidas alcoólicas é um dos principais conselhos que a Direcção-Geral da Saúde (DGS) dá aos portugueses para esta semana, em que se prevêem altas temperaturas.

“Prevêem-se temperaturas muito elevadas e noites tropicais, noites em que a temperatura não vai descer abaixo dos 20 graus. Estas circunstâncias costumam estar associadas a maior morbilidade e, eventualmente, a maior mortalidade e é importante, sobretudo, dar atenção a quatro grupos de pessoas ainda mais vulneráveis do que os outros: as crianças, os idosos, as mulheres grávidas e as pessoas doentes”, sublinhou a directora-geral da Saúde, Graça Freitas, em conferência de imprensa.

A responsável alertou que os idosos, em especial, “têm de ser ajudados e incentivados pelos seus familiares e cuidadores” a seguir estas recomendações e outras recomendações, como apostar em refeições frias, leves e várias vezes ao dia, usar chapéu, óculos de sol e roupa larga, cobrindo o corpo com essa roupa na rua.

“Estar em ambientes frescos pelo menos duas a três horas por dia é muito importante. O nosso corpo tem mecanismos de regulação térmica, mas precisa de ajuda”, explicou Graça Freitas, que apelou ainda a que sejam evitados “esforços físicos demasiados grandes sobretudo ao ar livre”. Quem tiver de trabalhar no exterior deve “hidratar-se frequentemente, proteger-se com roupa adequada, chapéus e óculos e evitar estar ao sol nas horas de maior calor”.

A directora-geral da Saúde realçou também que os doentes devem ter a medicação em dia e as “doenças de base como diabetes, doença cardíaca e pulmonar controladas, para que o calor não descompense estas doenças”. Os cidadãos que precisem de ajuda podem ligar para o 112 ou para a Linha Saúde 24 – 808 24 24 24.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê uma subida gradual das temperaturas na região de Lafões ao longo desta semana, com os termómetros a poderem atingir os 38º.

 

 


Todos os direitos reservados • Notícias de Vouzela

Praça da República, 17 3670 – 245 Vouzela

Powered by DIGITAL RM