A cidade de São Pedro do Sul acolhe, no próximo sábado, a festa de encerramento do projecto “Um Dia Pela Vida”, que ao longo dos últimos quatro meses uniu a comunidade em torno de uma causa comum, no âmbito da luta contra o cancro.
A iniciativa envolveu dezenas de equipas e voluntários e promoveu acções de educação para a Saúde e actividades de angariação de fundos destinados ao apoio social ao doente oncológico e sua família e aos programas de prevenção da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Os números refletem o sucesso desta edição e o empenho de todos os envolvidos que que não se deixaram intimidar pelos anos de interregno: 31 equipas, cerca de 500 voluntários, 22 ações de Educação para a Saúde com a colaboração de um médico e/ou técnico de saúde, 23 atividades de angariação de fundos e 30 atividades que contemplam ambas as vertentes.
As comemorações começam às 9h00 com uma arruada pela cidade, partindo do Largo da Câmara Municipal. A animação vai ser feita pelo grupo “Bombos, Tarolas e Cabeçudos de Negrelos”. Segue-se, às 10h30, a sessão de agradecimentos, no Parque Urbano das Nogueiras.
As festividades prolongam-se ao longo de todo o dia, neste espaço, com a atuação de vários artistas: Lauren Pinto, Daniel Gonlalves, Alafum, Vouguinhas e Santa Maria Duo.
O programa inclui ainda a Pista da Caminhada, inaugurada por vencedores e à qual se juntarão familiares e amigos. O projecto representa, simbolicamente, a caminhada desafiante pela vida do doente oncológico.
Outra das inciativas é a Cerimónia das Luminárias, representativa de uma luz de esperança na caminhada contra o cancro, assim como da homenagem da LPCC: “Vencedor não é aquele que vence todas as batalhas, mas antes aquele que nunca deixa de lutar”.
A iniciativa “Um Dia pela Vida”® realiza-se no âmbito de um programa internacional da American Cancer Society que já envolve 29 países dos seis