VOUZELA, 20 de Fevereiro de 2024
PUBLICIDADE

São Pedro do Sul vai construir açude nas Termas

20 de Janeiro 2021

A Câmara Municipal de São Pedro do Sul anunciou que foi lançado o procedimento para a construção de um açude nas Termas, que tem como objectivo prevenir cheias, melhorar o ecossistema fluvial, proteger as linhas de água, remover estruturas obsoletas e restaurar as galerias ribeirinhas.

Com um investimento de cerca de 1,1 milhão de euros, o projecto inclui a reconstrução e remodelação dos açudes existentes, “dotando-os de melhores características hidráulicas e funcionais”.

Outra das vertentes é a melhoria do espelho de água, com uma abertura na plataforma existente, a montante da ponte romana, que vai dividi-la em duas partes, permitindo a passagem de pequenos barcos de recreio, não motorizados.

A obra prevê também a melhoria do escoamento na aproximação aos açudes e após a descarga dos mesmos. Para repor a circulação pedonal nesta plataforma vai ser construído um pórtico e uma escada metálica, que poderá ser recolhida quando estiver inundada, de modo a não perturbar o escoamento dos caudais mais elevados no rio Vouga.

A intervenção, com um prazo de execução de 240 dias, engloba ainda a construção de um passadiço na zona do Carvalhedo e a iluminação cénica da ponte romana e das margens do Vouga.

Segundo a autarquia, a obra “irá criar condições únicas que vão elevar o concelho para outro patamar de atractividade”. O projecto é comparticipado em 75% e foi aprovado na candidatura do Município ao Fundo Ambiental.

 

 


Todos os direitos reservados • Notícias de Vouzela

Praça da República, 17 3670 – 245 Vouzela

Powered by DIGITAL RM