O Município de São Pedro do Sul apresentou uma candidatura ao programa europeu “Smart Rural 21”, que tem como objectivo incentivar as vilas e aldeias de toda a Europa a desenvolverem e implementarem estratégias de “Aldeias Inteligentes” (“Smart Villages”, na expressão em inglês).
A iniciativa, apoiada pela Comissão Europeia e coordenada pelo Grupo E40, visa também ajudar os legisladores a criarem regulamentação, programas e políticas de apoio a essa abordagem no âmbito da Política Agrícola Comum (PAC) e da Política de Coesão para o período 2021-2027.
São Pedro do Sul concorreu com o projecto “S. Pedro do Sul is worth it!”, que tem como intuito lançar ferramentas digitais, nomeadamente uma plataforma online com os recursos locais, restauração, hotelaria, serviços turísticos, agricultores, produtores, mercados e feiras, assim como uma aplicação para localizar esses e outros agentes do território.
As 17 vilas ou aldeias que forem seleccionadas pelo programa “Smart Rural 21” vão beneficiar do apoio de especialistas para desenvolverem a abordagem “Smart Villages” e ganham a possibilidade de visitar outras aldeias para obter inspiração ou partilhar ideias, participar em intercâmbios e aumentar visibilidade a nível europeu.