A partir de amanhã, dia 3, e até domingo, dia 5, vai realizar-se um fim-de-semana dedicado à vaca-loura (Lucanus cervus), um escaravelho considerado “essencial no ciclo de nutrientes das florestas por decompor madeira morta” mas cuja população está a decrescer. Depois de uma primeira edição, que juntou mais de 130 pessoas em cinco actividades e permitiu encontrar 31 exemplares, este ano haverá 16 iniciativas espalhadas pelo país. São Pedro do Sul é um dos locais abrangidos, com uma acção de monitorização de vaca-loura, numa parceria com o CUIDA – Fauna e Flora de Lafões. Será às 20h00 de sábado, com ponto de encontro na Casa do Povo de Santa Cruz da Trapa.
As acções são gratuitas e fazem parte do projecto VACALOURA.pt, coordenado pela Associação Bioliving, que tem como parceiros a Sociedade Portuguesa de Entomologia, a Unidade de Vida Selvagem do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro e o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas.
Tendo em conta a situação que o país atravessa, terão de ser respeitadas as regras de segurança e distanciamento social impostas pela DGS, incluindo a utilização de máscara de protecção durante a totalidade da actividade e respeito pelo distanciamento social entre participantes, que devem ainda levar álcool gel, lanterna individual e calçado e roupa confortáveis.
Os interessados podem inscrever-se em www.vacaloura.pt/fim-de-semana-da-vaca-loura-2020/