O Município de São Pedro do Sul foi distinguido com o selo “Comunidades Pró-Envelhecimento 2020/2021”, uma iniciativa da Ordem dos Psicólogos Portugueses que reconhece as políticas, programas, planos estratégicos e práticas que visem o “envelhecimento saudável e bem-sucedido”.
“S. Pedro do Sul foi reconhecido pelas boas práticas e pela promoção do envelhecimento saudável dos seus cidadãos”, refere a autarquia sampedrense numa nota publicada nas redes sociais.
Nesta primeira edição, a iniciativa reconheceu o trabalho feita nesta área por 94 entidades de vários pontos do país, entre câmaras municipais e juntas de freguesia.
O selo foi criado antes da pandemia e, segundo a Ordem dos Psicólogos, torna-se “ainda mais premente” no contexto actual, “uma vez que reforça a necessidade de se perspectivar as Comunidades como contextos de vida de excelência para a promoção do envelhecimento saudável e bem-sucedido, com o objectivo último de construirmos uma sociedade coesa, equitativa, inclusiva, saudável e segura, que promova o bem-estar e a contribuição cívica de todos os cidadãos, durante todos os momentos do ciclo de vida”.