A nova central de camionagem de São Pedro do Sul vai mesmo avançar. A Câmara Municipal viu aprovada a candidatura a fundos comunitários e já foi lançado o concurso público para a adjudicação.
A Central Intermodal de Transportes vai ser construída entre o Centro de Saúde e o Parque da Cidade, representando um investimento de cerca de 840 mil euros, co-financiado em 85% pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER, com um prazo de execução de 270 dias.
“O novo Centro Intermodal vai ser um exemplo de boas práticas ambientais a nível nacional, promovendo a mobilidade urbana sustentável, contribuindo para retirar viaturas do centro da cidade e centralizando todas as linhas de transporte de passageiros do concelho, internos e regionais, num único local, com um ponto centralizado de venda de bilhetes”, adianta a autarquia.
A infra-estrutura vai dispor de salas de espera com aquecimento de painéis solares, sistema de reaproveitamento da água da chuva, espaços verdes com 35 árvores autóctones e parque de estacionamento com postos de carregamento eléctricos.
Entre os equipamentos, destaca-se ainda a sinalética e os mapa da cidade em braile, bem como os pavimentos em granito e xisto com marcações neste sistema de escrita táctil, destinado a pessoas cegas ou com pouca visão.
O Município de São Pedro do Sul revela que vai adquirir dez bicicletas eléctricas e dez trotinetes eléctricas, para circulação na rede de ciclovias que vai ser construída na cidade.