“Santos Populares: Entre a devoção e a festa” é o título de uma exposição que está patente no Museu Almeida Moreira, em Viseu, e que resulta de uma parceria entre a Diocese de Viseu, através do Departamento dos Bens Culturais, e o Município de Viseu.
As cerca de quatro dezenas de peças, que estarão expostas 25 de Setembro, são provenientes das paróquias de Bodiosa, Couto de Baixo, Ferreira de Aves, Lordosa, Pindo, Pinheiro de Aguiar, São Joaninho, São Pedro do Sul, São Salvador, Sátão, Senhorim, Travanca de Tavares, Vila Maior e Vouzela, bem como da Confraria de Santo António de Viseu, da Ordem Terceira de São Francisco e dos Seminários da Diocese de Viseu.
“As celebrações dos três santos populares, Santo António, São João e São Pedro, revestem-se de diversas expressões, onde a vivência da fé se cruza com realizações mais profanas, assumindo sempre uma ambiência de festa e alegria. Expõem-se assim, diversas esculturas e pinturas dos santos ditos populares, expressivas da veneração das comunidades e representativas dos programas iconográficos que lhe estão associados e são mais recorrentes no território da Diocese de Viseu”, pode ler-se no comunicado.