O passeio Rider, que decorreu no último fim-de-semana, juntou mais de 60 motos clássicas pelas estradas da região centro de Portugal. Os participantes, entre os quais o piloto Francisco Sande e Castro, que competiu por duas vezes no Rally Paris-Dakar, e o actor José Fidalgo, percorreram cerca de 700 quilómetros ao longo de três dias.
Desde a clássica Vespa a motos de competição, incluindo mesmo uma histórica Harley-Davidson WL de 1946, que, munida ainda da sua sirene original, outrora pertenceu à antiga Polícia de Viação e Trânsito, foram vários os modelos a integrar a iniciativa promovida pelo Museu do Caramulo.
O roteiro incluiu passagens pelo Piódão, Beira Baixa e Caramulo, e teve como pontos altos a visita exclusiva à colecção de José Megre, o piloto todo-o-terreno e o primeiro português a organizar uma equipa para participar no Paris-Dakar em jipes UMM, e a visita às reservas e às oficinas do Museu do Caramulo, que se encontram numa área restrita e fora do alcance do público e guardam dezenas de automóveis e motociclos da colecção do museu que não se encontram em exposição.
Quase a celebrar 10 anos, o Rider tem já um estatuto de evento internacional para os aficionados das duas rodas antigas que anualmente rumam a Portugal para participar no passeio.
*Fotografia de Joel Araújo