VOUZELA, 12 de Julho de 2024
PUBLICIDADE

Ribeiradio: Festas de Nossa Senhora Dolorosa reinventam-se

12 de Julho 2020

A Comissão de Festas de Nossa Senhora Dolorosa 2020 decidiu, tendo em conta a situação de epidemia que afecta o país e o mundo, “não realizar, nos moldes a que estamos habituados, as tradicionais e seculares festas de Nossa Senhora Dolorosa, em Ribeiradio”, agendadas para 4 a 8 de Setembro.

Num comunicado publicado nas redes sociais, a Comissão explica que “o sucesso do combate a esta crise epidémica apenas poderá ser bem-sucedido se todos nós, individualmente e enquanto comunidade, tivermos a capacidade e a resiliência suficiente para suportar alguns constrangimentos e para adoptar um conjunto de comportamentos que seriam até hoje inimagináveis. Este é assim o momento para apelarmos ao mais profundo sentido de cidadania e responsabilidade de todos nós”.

Apesar de este ser “um ano diferente mas igualmente emotivo”, a data será assinalada de forma simbólica. “Podemos informar, desde já, que no dia 8 de Setembro, existindo na altura condições legais e de segurança, e no estrito cumprimento das recomendações da DGS, será celebrada a Missa em Honra de Nossa Senhora Dolorosa”, revela a comissão de festas, adiantando ainda que está “a ponderar a realização de outras actividades que não comprometam a saúde das pessoas nem desautorizem as medidas definidas pelas autoridades civis e eclesiásticas”.

“Mais do que ninguém tínhamos uma enorme vontade em organizar mais um ano a nossa Festa, única e ímpar, que muito orgulha todos os Ribeiradienses. Porém, para lá do facto de as receitas necessárias à organização de tal festa estarem comprometidas, não podemos, sobretudo, deixar de colocar em primeiro lugar o nosso compromisso moral de salvaguardar a saúde de todos os Ribeiradienses e de todos daqueles que anualmente nos visitam em Setembro”, adianta.

A Comissão revela também que “muito do que já havia sido predefinido para este ano está já a ser reagendado para 2021, de forma a organizarmos no próximo ano uma festa com todo o esplendor e grandiosidade a que já estamos habituados”.

“A nossa fé não sairá abalada mas reforçada. Pese embora os constrangimentos, o dia 8 de Setembro será certamente, como tem sido desde sempre, uma data carregada de emoções e de muita devoção. Não temos dúvidas que em Setembro todos os Ribeiradienses, mesmo sem festa, estarão em Festa”, conclui a nota.

 


Todos os direitos reservados • Notícias de Vouzela

Praça da República, 17 3670 – 245 Vouzela

Powered by DIGITAL RM