VOUZELA, 22 de Fevereiro de 2024
PUBLICIDADE

Região: Linha SOS Ambiente e Território recebeu cerca de 1 500 denúncias

17 de Março 2021

Em 2020, o Comando Territorial de Viseu da Guarda Nacional Republicana recebeu e analisou 1 485 denúncias na área da natureza e ambiente. Os dados foram divulgados pelas autoridades e representam cerca de 12,19% da totalidade de denúncias recebidas pela GNR em todo o território nacional.

A maioria das denúncias do distrito, onde existem 64 elementos ligados a esta estrutura, enquadra-se com assuntos relacionados com a defesa da floresta contra incêndios (DFCI) (546), com o domínio hídrico (184), com animais de companhia (174) e com resíduos (131).

As queixas podem ser formalizadas através da linha SOS Ambiente e Território, do Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR, disponível 24 horas por dia, através do n.º 808 200 520. Este serviço permite ainda a qualquer cidadão obter conselhos sobre assuntos relacionados com a natureza, ambiente, florestas, animais de companhia, leis sanitárias e de ordenamento do território.

Nos últimos seis anos, o Comando Territorial de Viseu já registou e resolveu cerca de 8 252 denúncias referentes a ilícitos contra a natureza e o meio ambiente.

Além da linha telefónica, a GNR desenvolveu em paralelo um serviço online com o mesmo propósito, em https://www.gnr.pt/ambiente.aspx ou através do endereço eletrónico sepna@gnr.pt.

Através do SEPNA, a GNR constitui-se como a polícia ambiental competente para vigiar, fiscalizar, noticiar e investigar infracções à legislação que visa proteger a natureza, o ambiente e o património natural, em todo o país, integrando ainda diversos fóruns de cooperação nacional e internacional sobre estas temáticas.


Todos os direitos reservados • Notícias de Vouzela

Praça da República, 17 3670 – 245 Vouzela

Powered by DIGITAL RM