A Rede Tramontana III, um projecto coordenado pela Binaural – Associação Cultural de Nodar, sediada em Vouzela, é um dos vencedores da edição deste ano dos Prémios Europeus do Património Cultural / Prémios Europa Nostra.
A distinção, que premeia 21 realizações de 15 países, é atribuída na categoria Investigação. Nas palavras do júri, “este projecto promove a ideia de identidade europeia e, especificamente, do património imaterial de comunidades rurais e de montanha, que é comum a toda a Europa. É um excelente exemplo de cooperação internacional entre investigadores com experiência em diversas áreas de estudo. A metodologia usada no projecto é replicável noutros contextos europeus e tem potencial para ser aplicada em todo o continente”.
A Rede Tramontana III constitui um projecto integrado de investigação e valorização criativa do património imaterial de comunidades rurais e de montanha europeias, visando salvaguardar e revitalizar esse património através da sua documentação e divulgação. Trata-se do resultado de uma parceria entre oito organismos principais [Audiolab (Espanha), Nosauts de Bigòrra, Numériculture Gascogne e Eth Ostau Comengés (de França), Bambun e Associazione LEM-Italia (Itália) e Akademia Profil (Polónia), com mais de 50 entidades associadas. O projecto beneficiou do apoio do programa Europa Criativa da União Europeia, que financiou 60% do mesmo, sendo a parte restante coberta pelos parceiros.