VOUZELA, 20 de Abril de 2024
PUBLICIDADE

Problemas da ETAR de Oliveira de Frades estão resolvidos, garante autarquia

10 de Maio 2020

Os problemas da Estação de Tratamento de Águas Residuais do Souto, em Oliveira de Frades, já estão corrigidos. A garantia foi dada ao nosso Jornal pelo vice-Presidente do Município, Carlos Pereira, adiantando que “em 2019 foi feita uma intervenção de fundo” para resolver as deficiências que havia no sistema por estar obsoleto desde 2015 e que chegou a motivar chamadas de atenção por parte das autoridades ambientais.

“A intervenção representou um investimento de 95 mil euros, com o objectivo de cumprir os parâmetros de descarga em vigor”, explica o responsável, revelando também que, ainda este ano, serão adquiridos “dois equipamentos para rentabilizar” a infra-estrutura.

Os problemas da ETAR chegaram, no início do ano, à Assembleia da República, depois de a deputada Mariana Silva, do Grupo Parlamentar Os Verdes, ter questionado o Governo sobre a poluição da linha de água que desagua no Rio Vouga, a montante da Barragem de Ribeiradio, junto à povoação do Cunhedo. No documento, a deputada recorda que, em 2019, aquele curso hídrico apresentou “durante várias semanas uma carga poluente excessiva, de cor acastanhada, da qual emanava um cheiro intenso”.

“Segundo a população que identificou esta ocorrência, e a denunciou ao Serviço de Protecção da Natureza e Ambiente da GNR, a poluição tem sido recorrente, contudo, nos meses de Setembro e Outubro de 2019 a carga poluente foi tão intensa que para além dos odores, as águas poluídas acabam por “tingir” o próprio Vouga”, refere o documento do grupo Os Verdes.

Na resposta, o Gabinete do Ministro do Ambiente e da Acção Climática refere que, a 13 de Janeiro, fez uma nova acção de fiscalização à ETAR de Oliveira de Frades, apontando algumas deficiências, e ao curso de água, onde se verificava a presença de águas residuais.

Carlos Pereira explica que “foi efectuada uma avaliação no sistema e no terreno” e que o problema estaria em “rupturas na rede de colectores junto à linha de água”, estando “a maioria já reparadas”.


Todos os direitos reservados • Notícias de Vouzela

Praça da República, 17 3670 – 245 Vouzela

Powered by DIGITAL RM