A poluição do rio Alfusqueiro, mais concretamente na Barragem das Caínhas, em Oliveira de Frades, teve origem numa Estação de Tratamento de Águas, revelou, ao nosso Jornal, o tenente-coronel Adriano Resende, relações públicas da GNR de Viseu.
Segundo o responsável, está definido o ponto de origem do problema, faltando agora perceber as causas, uma vez que não está afastada a possibilidade de ter-se tratado de um problema mecânico.
“Após uma grande acumulação de espumas escuras e mortalidade significativa de peixes, a jusante da Barragem das Caínhas, os militares da Guarda, numa operação conjunta com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), detectaram um ponto de rejeição de águas residuais para o leito do rio Alfusqueiro e a fonte do mesmo, apurando que não estava a ser feita de forma regulamentar”, refere a GNR, em comunicado.
Da operação resultou a elaboração de um auto de contra-ordenação ambiental muito grave, o qual será remetido à Agência Portuguesa do Ambiente.
“A barragem das Caínhas é uma barragem na zona de fronteira dos concelhos de Oliveira de Frades e Vouzela, e a sua poluição colocou em causa a fauna piscícola ali existente e as zonas de lazer a jusante da barragem”, pode ler-se no documento.