A Polícia Judiciária (PJ) identificou a deteve o presumível autor do crime de incêndio florestal ocorrido em São João da Serra na tarde da última quarta-feira. O suspeito tem 59 anos e é cantoneiro de profissão. A operação foi conduzida pelo Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, em colaboração com o Núcleo de Proteção Ambiental da GNR Destacamento de Viseu.
Em comunicado, a PJ revela que “o modus operandi consistiu no recurso a uma vela deixada a arder no chão para dar início ao incêndio no meio de um pinhal inserido em zona de extensa mancha florestal, provocando um incêndio que devastou mais de 1 hectare de área florestal”.
A Polícia Judiciária não encontrou “qualquer motivação racional ou explicação plausível para a prática dos factos”, para além de “um quadro grave de alcoolismo”.
A PJ salienta que o incêndio foi debelado com recurso a vários meios aéreos “e um relevante número de viaturas e bombeiros”, cujo “pronto e robusto combate impediu consequências ainda mais gravosas”.
O homem detido vai ser presente às autoridades judiciárias na comarca de Viseu, para ser ouvido em primeiro interrogatório judicial e conhecer as medidas de coação.