O parlamento homenageou esta sexta-feira Pedro Daniel Ferreira, aprovando por unanimidade um voto de pesar pela morte do bombeiro, que faleceu durante o combate a um incêndio em Oliveira de Frades, na semana passada.
“A morte de mais um soldado da paz deixa-nos profundamente consternados, ainda para mais num ano em que o fogo infelizmente já nos levou outros quatro bombeiros portugueses”, lê-se no texto, no qual os deputados lamentam o “elevado número de incêndios” no país durante o Verão, vitimando operacionais que “corajosamente arriscam diariamente a sua vida em prol” da comunidade.
Pedro Ferreira morreu no primeiro dia do grande incêndio que deflagrou em Póvoa, na freguesia de Arcozelo das Maias, e alastrou aos concelhos de Sever do Vouga e Águeda, destruindo pelo menos 2.060 hectares de área, segundo as primeiras estimativas.
O funeral do bombeiro realizou-se no dia 9 de Setembro, numa cerimónia que contou com a presença do Presidente da República e do ministro da Administração Interna, entre outras personalidades.