VOUZELA, 19 de Abril de 2024
PUBLICIDADE

Opinião: Semana Mundial do Aleitamento Materno

7 de Agosto 2020

A Semana Mundial do Aleitamento Materno é comemorada todos os anos de 1 a 7 de agosto, sendo que este ano tem como tema “Apoie a amamentação para um planeta mais saudável”. O leite materno é um alimento vivo, completo e natural, adequado às necessidades energéticas, nutricionais e hídricas do bebé. É renovável e ajuda a proteger o ambiente, uma vez que não causa poluição e não necessita de água na sua produção (estima-se que para produzir 1 quilograma de leite de fórmula, são necessários 4000 litros de água).

As vantagens do aleitamento materno são múltiplas e já bastante reconhecidas, quer a curto, quer a longo prazo. Existe um consenso mundial de que a melhor forma de alimentar o bebé até aos 6 meses de vida é unicamente com leite materno, devendo ser mantido, associado à introdução de alimentos na sua alimentação, até, pelo menos, aos 12 meses de vida.

Vantagens para a mãe

O contacto físico e visual entre a mãe e o filho, que se estabelece durante a amamentação, proporciona uma ligação emocional única que contribui para uma menor incidência de depressão pós-parto, aumentando o bem-estar e a confiança da mãe. O aleitamento materno permite poupar tempo e recursos, é barato, prático e conveniente. Para além disso, promove uma recuperação rápida do corpo da mãe após o parto, ajudando a reduzir as perdas sanguíneas. Relacionado com este aspeto encontra-se uma menor probabilidade de aparecimento de cancro da mama, cancro do ovário, osteoporose, doenças cardíacas, diabetes e artrite reumatoide.

Vantagens para o bebé

O leite materno é muito mais que um alimento. É responsável pela promoção de um melhor crescimento e desenvolvimento do bebé, devido ao facto de ter uma composição adequada, facilita a digestão e fornece a quantidade de nutrientes adequadas. Para além disso, fortalece o sistema imunitário do bebé, prevenindo o aparecimento de alergias, diabetes e obesidade. Previne, também, o aparecimento de cáries dentárias, infeções gastrointestinais, respiratórias e urinárias.

O ato de amamentar nem sempre é fácil, no entanto, fortalece a vinculação estabelecida entre mãe e filho, bem como ajuda a preservar o ambiente. O leite materno é um alimento natural, ambientalmente seguro e ecológico, não havendo desperdícios nem prejuízos para o ambiente.

Ao proteger o seu filho, está a proteger o planeta!

Unidade de Cuidados na Comunidade de Lafões (UCC Lafões)


Todos os direitos reservados • Notícias de Vouzela

Praça da República, 17 3670 – 245 Vouzela

Powered by DIGITAL RM