O Município de Oliveira de Frades participou, no final de Junho, na reunião final da Iniciativa Nacional das Cidades Circulares (InC2), programa do Ministério do Ambiente que visa contribuir para o desenvolvimento urbano sustentável dos municípios.
Na sessão, que decorreu em Guimarães, foi realçada a grande maturidade dos Planos de Acção elaborados, por terem sido desenvolvidos de forma participada e com envolvimento local.
Durante o evento foram também entregues os Óscares InC2. A autarquia oliveirense, cuja comitiva foi liderada pelo vice-presidente da Câmara, José Lima, recebeu o prémio de melhor local de reunião de projecto.
A sessão contou com a presença, entre outros, da secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, dos responsáveis autárquicos e dos técnicos das autarquias participantes.
O Município de Oliveira de Frades integra dois dos quatro projectos nacionais da InC2: ‘R2CS – Rede Circular para a Construção Sustentável’ e ‘CApt2 – Circularidade da Água’. O primeiro visa criar edifícios e espaços públicos mais duradouros e com menor impacto ambiental, o segundo aponta ao objectivo de usar a água de forma mais eficiente nas várias actividades económicas.