O Município de Oliveira de Frades está a assinalar o Dia Internacional das Florestas (21 de Março) com várias acções ao longo desta semana.
Uma das actividades é a plantação de árvores na conhecida Quinta dos Torneiros. A acção está a ser levada a cabo pelo grupo FicActivo.
Durante esta semana, os elementos deste projecto de actvidade física regular, destinado a munícipes com 55 anos ou mais, estão também a participar em aulas de “body & mind”, orientadas pela técnica de desporto Sandra Ferreira.
Este ano o Dia Internacional das Florestas é dedicado ao tema “Florestas e Saúde”, uma vez que estes recursos naturais purificam a água e o ar, capturam carbono, produzem comida e medicamentos, entre outros benefícios.
A data foi instituída em 2012 pela Assembleia Geral das Nações Unidas e procura celebrar a importância deste recurso natural e aumentar a consciencialização da sociedade para a necessidade da sua preservação.
A cada ano, os países são incentivados a organizar actividades, nomeadamente campanhas de plantação de árvores. A efeméride é aproveitada para abordar temas como a inovação baseada nas florestas, a eficiência na utilização dos recursos, os produtos florestais ou de que forma os serviços ecossistémicos podem contribuir para acelerar a transição para um consumo e uma produção mais sustentáveis.
Todos estes esforços são orientados em função dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, como a saúde, o bem-estar e a transição para economias verdes e hipocarbónicas.
.