VOUZELA, 6 de Fevereiro de 2023
PUBLICIDADE

Oficina de Comunicação na Escola Secundária de Vouzela

23 de Janeiro 2023

Recebemos o termo “comunicação” do latim communicare, que significa “dividir algo com alguém”, tornar comum, compartilhar, associar, conferenciar. O ato de comunicar implica trocar mensagens, difundir opiniões, envolvendo emissão e receção de informações. Para alguns é inato, mas para a maior parte dos cidadãos solicita um trabalho contínuo, com práticas e treinos diários. Dominar técnicas de comunicação capazes de transmitir ideias claras, simplificar conceitos mais complexos, criar verdadeiros momentos de diálogo e de aprendizagem, são objetivos constantes de falantes preocupados e atentos ao maior bem que possuem – o seu código linguístico.

A Oficina de Comunicação dinamizada pelo Professor Doutor Alexandre Aibéo, licenciado em Astronomia, mestre em Mecânica de Fluidos e doutorado em
Astronomia pela Universidade do Porto, atualmente professor na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu e investigador na área da Astrofísica Solar, no passado dia doze, pretendeu oferecer aos alunos conhecimentos abrangentes sobre o conceito em epígrafe, os seus processos e recursos, enquanto forma de expressão e interpretação do mundo. A sua apresentação destinou-se aos alunos de Literatura Portuguesa do 10.º B e a alguns discentes do 11.º B e dos 12.ºs A e B, num total de vinte e cinco alunos, procurando, de modo informal, cobrir os aspetos essenciais e os erros mais comuns numa comunicação oral. O tom de voz, a postura, o domínio do espaço, os recursos informáticos, a leitura das reações da audiência, a segurança, o domínio da ansiedade, a seleção do conteúdo, o conhecimento integral do enunciado e o treino constante do momento, constituem fatores-chave para o sucesso de qualquer interlocução.

Cônscios de que os nossos discentes necessitarão, ao longo do seu percurso escolar e em futuras prestações profissionais, de dominar estratégias de comunicação eficazes, reveladas em discussões de trabalhos, artigos ou projetos, em debates, na defesa de teses ou de provas públicas, em entrevistas de emprego, em técnicas de venda, ou até nas relações interpessoais, pretendemos auxiliá-los e contribuir para um domínio mais eficaz de tudo o que envolve a comunicação.

Importa salientar a reflexão efetuada pelos participantes, que validaram este momento como estruturante, divertido e descontraído, resultando num verdadeiro auxílio para a qualidade dos seus registos de expressão oral. A escola sublinha, novamente, um agradecimento ao Professor Doutor Alexandre Aibéo pelo seu contributo no desenvolvimento de um domínio tão transversal às Aprendizagens Essenciais a desenvolver nos discentes.

 

Graça Rocha (Coordenadora do Departamento de Línguas)

 

 


Todos os direitos reservados • Notícias de Vouzela

Praça da República, 17 3670 – 245 Vouzela

Powered by DIGITAL RM