O Museu do Caramulo foi galardoado com dois prémios APOM, atribuídos pela Associação Portuguesa de Museologia, nas categorias “Filme” e “Mecenato”.
Na edição deste ano dos prémios APOM, cuja cerimónia decorreu no passado dia 27 de Maio, foram distinguidas algumas personalidades e entidades do sector da cultura, premiando exemplos de boas práticas em diversas áreas da museologia.
Ao Museu do Caramulo coube o primeiro prémio na categoria “Filme”, pela produção do documentário “Abel de Lacerda: O Coleccionador Utópico”, que retrata a vida e obra ímpar do seu fundador, que juntou uma colecção de cerca de 500 peças, que vão do Antigo Egipto até Picasso; e pela série de televisão “Colecções de Sonho”, que ao longo de seis episódios revelou algumas das melhores colecções de automóveis e motos em Portugal.
O Museu do Caramulo venceu ainda o prémio “Mecenato”, que distinguiu a angariação de mecenas no projecto de reabilitação das salas de exposição da Colecção de Arte, que incluiu, entre outras melhorias, um redesenho da arquitectura do espaço expositivo, correcção e recuperação dos pavimentos, renovação da iluminação e das vitrines, assim como revisão de todos os materiais de comunicação, textos e tabelas.