A cor roxa ocupou a fachada do Museu Municipal de Oliveira de Frades, numa iniciativa que visa assinalar simbolicamente o Dia Mundial da Fibromialgia (12 de Maio) e que se estende até ao próximo domingo.
Numa nota publicada na sua página de facebook, o espaço refere que a efeméride tem como objectivo “sensibilizar e consciencializar os doentes, familiares, profissionais de saúde e sociedade em geral sobre a Fibromialgia”.
O espaço realça que assinalar este dia “é cativar a atenção do maior número de pessoas para os desafios de vida dos doentes que vivem com estas doenças que, em tantos casos, não são compreendidos pela equipa de saúde, nos seus locais de trabalho, por parte de amigos e mesmo de familiares”. A efeméride serve também para “consciencializar os investigadores médicos e científicos para o avanço da investigação quer relativamente às causas destas doenças, quer na procura de tratamentos mais eficazes e ao alcance de todas as pessoas que vivem com Fibromialgia”.
O Museu Municipal salienta que “é preciso continuar a assinalar e comemorar esta data tão importante para todas as pessoas que vivem com esta patologia, para aumentar a consciencialização sobre a Fibromialgia, para sensibilizar sobre a forma como estas pessoas vivem os desafios diários causados por esta doença, aumentando a compreensão, o apoio e os cuidados adequados para a manutenção de uma boa qualidade de vida”.