O Município de São Pedro do Sul e a GNR entregaram dispositivos de teleassistência aos idosos do concelho em situação de vulnerabilidade e isolamento sinalizados por esta força de segurança.
A acção integra o projecto “eGuard – Sistema de teleassistência a idosos”, que junta a autarquia e a GNR e que já foi implementado noutros municípios do país.
O dispositivo, entregue pelo vice-presidente da Câmara, Pedro Mouro, pela vereadora Teresa Sobrinho e pelos militares da Secção de Prevenção e Policiamento Comunitário do Comando Territorial de Viseu, assemelha-se a um comando de portão, com um botão que, quando premido durante mais de três segundos, acciona uma chamada SOS para a GNR.
Os idosos podem utilizar o equipamento quando presenciem ou sejam vítimas de crime, situação de burla ou furto, quando se encontrem em perigo, se estiverem perdidos ou desorientados, tenham doença súbita, indisposição ou outras emergências médicas e de segurança.
De acordo com o Município de São Pedro do Sul, as despesas com a implementação e manutenção do projecto são assumidas pela autarquia, nomeadamente as decorrentes da aquisição dos dispositivos, a atualização/manutenção da plataforma “eGuard” e as respectivas comunicações.