VOUZELA, 24 de Abril de 2024
PUBLICIDADE

Município de Oliveira de Frades promove visitas guiadas à Mamoa da Cumeeira

21 de Setembro 2020

A Câmara Municipal de Oliveira de Frades vai promover na próxima quinta-feira um “Dia Aberto”, com visitas guiadas aos trabalhos de escavação arqueológica que estão a decorrer na Mamoa da Cumeeira, junto à Zona Industrial.

A iniciativa tem como objectivo assinalar as Jornadas Europeias do Património – entre 25 e 27 de Setembro – e vai realizar-se entre as 9h30 e as 16h00.

Os responsáveis pelos trabalhos vão mostrar ao público o que está a ser feito e antecipar os resultados esperados. Os interessados devem estacionar na Via Estruturante, entre a Rotunda da Zona Industrial de Oliveira de Frades (cubos) e o estaleiro da Lourizela, contactando de seguida o número 961 786 064, para um dos elementos da equipa os acompanhar até ao local das escavações. Durante as visitas será obrigatório cumprir as normas de higiene e segurança definidas pelas autoridades de saúde.

Os trabalhos na Mamoa da Cumeeira inserem-se no projecto de investigação da Universidade do Algarve sobre o megalitismo de Lafões, aprovado pela Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC) para o quadriénio de 2020-2023.

As escavações, promovidas pela Câmara de Oliveira de Frades e pelo Museu Municipal, têm como objectivo caracterizar a arquitectura deste momento pré-histórico, datá-lo e fazer o seu levantamento tridimensional através de fotogrametria.

Os elementos recolhidos vão ser futuramente expostos Sala de Arqueologia do Museu Municipal de Oliveira de Frades.

 

 

 


Todos os direitos reservados • Notícias de Vouzela

Praça da República, 17 3670 – 245 Vouzela

Powered by DIGITAL RM