VOUZELA, 24 de Abril de 2024
PUBLICIDADE

Movimento #PURIFY by ECO: Garrafas descartáveis podem ser entregues até dia 29

22 de Junho 2020

O Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades continua a recolher garrafas de água descartáveis para o movimento #PURIFY by ECO, que tem como objectivo sensibilizar a comunidade para o consumo excessivo deste tipo de material. Os materiais podem ser entregues no estabelecimento até 29 de Junho, dia em que a organização do projecto vai recolher as garrafas.

O #PURIFY by ECO é desenvolvido em parceria com o Oceanário de Lisboa e o artista plástico Xico Gaivota, o qual vai construir uma obra de arte gigante à base desse lixo, envolvendo-o em malhas de redes de pesca apanhadas nas praias ao longo da costa portuguesa.

A iniciativa funciona com 150 depósitos de recolha instalados em mais de 150 Eco-Escolas de todo o país e em 360 lojas Pingo Doce, onde se incluem os estabelecimentos de Oliveira de Frades e São Pedro do Sul.

Todos os anos, 85 mil milhões de garrafas PET (politereftalato de etileno) são deitadas ao lixo e 6 mil milhões de quilos de plástico são lançados nos oceanos. Se nada for feito para redeuzir estes números, as previsões apontam para que em 2050 haja nos oceanos mais lixo, em peso, do que peixes.

“Pretendemos criar uma nova forma de consumo mais consciente e alertar para o problema ambiental causado pelo uso exagerado do plástico descartável, ajudando assim os consumidores a criarem hábitos de reutilização e a assumirem um compromisso prático para a preservação do meio ambiente”, pode ler-se no site do projecto, que justifica a escolha de Xico Gaivota por ser alguém “profundamente envolvido com a causa ambiental”, com “uma forte ligação ao Mar, desde sempre”, e que “promove activamente a recolha de plásticos dos oceanos, criando peças de arte únicas, sem nunca manipular os fragmentos que reutiliza”.

O objectivo é expor a obra de arte no Lago do Oceanário de Lisboa, no ano em que a cidade é Capital Verde Europeia e no decorrer de mais uma edição do Planetiers World Gathering – o maior evento de inovação sustentável do mundo.


Todos os direitos reservados • Notícias de Vouzela

Praça da República, 17 3670 – 245 Vouzela

Powered by DIGITAL RM