VOUZELA, 2 de Dezembro de 2021
PUBLICIDADE

Medidas agrícolas para a revitalização do Interior em debate em Vouzela

21 de Novembro 2021

O Auditório 25 de Abril, em Vouzela, vai ser palco da apresentação das conclusões do projecto “Mitigação do despovoamento através da revitalização dos sistemas agro-silvo-pastoris no interior de Portugal”. O encontro, que decorre em formato presencial e online, arranca às 10h00 e as inscrições podem ser feitas através dos números 967270296 ou 232772491 e do email adrlafoes@gmail.com.

“Os jovens, a agricultura e os territórios do interior” é o tema do primeiro painel. Segue-se “A importância dos sistemas agro-silvo-pastoris”, que será apresentada por Carlos Aguiar, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD); e o Diagnóstico sistémico, que ficará a cargo da FIAN – Associação para a promoção do Direito Humano à Alimentação e Nutrição Adequada.

Às 11h40 serão divulgados estudos de caso, por parte da ADAG – Associação Distrital dos Agricultores da Guarda, ADACB – Associação Distrital dos Agricultores de Castelo Branco e ADRL – Associação de Desenvolvimento Rural de Lafões.

A Confederação Nacional de Agricultura também estará presente no colóquio para falar sobre o Manual de Boas Práticas para a instalação de sistemas agro-silvo-pastoris.

Os representantes da ANIMAR – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local e da UTAD farão, cerca das 12h45, os comentários finais.

O projecto Mitigação do Despovoamento através da revitalização dos sistemas agro-silvo-pastoris no Interior de Portugal tem como área de intervenção os territórios do interior na Região Centro, que têm assistido a um decréscimo significativo da população residente, com valores que nalguns locais atingem os 75% em relação a 1960, e que é acompanhado do abandono da actividade agrícola. O objectivo passa por identificar medidas que permitam um desenvolvimento sustentável e capazes de revitalizar as zonas em risco. A iniciativa envolve sete parceiros, entre os quais a ADRL – Associação de Desenvolvimento Rural de Lafões e o Instituto Politécnico de Viseu.


Todos os direitos reservados • Notícias de Vouzela

Praça da República, 17 3670 – 245 Vouzela

Powered by DIGITAL RM