VOUZELA, 18 de Julho de 2024
PUBLICIDADE

Manuais digitais: Deputados do PS querem escolas do Interior no projecto-piloto

29 de Julho 2020

Um grupo de vinte deputados do PS do Interior do país, entre os quais os eleitos pelo círculo de Viseu, questionou o Ministro da Educação sobre a inclusão das regiões do Interior no grupo das 10 escolas piloto onde vão ser introduzidos manuais escolares digitais. Embora saúdem “a iniciativa política”, os responsáveis pedem que a lista dos estabelecimentos de ensino seja divulgada o mais breve possível.

No documento, também assinado por José Rui Cruz, João Azevedo, Lúcia Silva e Maria da Graça Reis, os responsáveis realçam que “a coesão territorial é uma causa nacional” e que as “políticas públicas das mais diferentes áreas de governação (por exemplo, ao nível dos fundos comunitários, do turismo, do investimento, do ensino superior) têm adoptado medidas de discriminação positiva do interior”, e defendem que “o reforço do investimento no interior deve ser continuado, incluindo no domínio da educação”.

Os parlamentares socialistas questionam “se no grupo de 10 escolas piloto com manuais escolares digitais, o Interior será devidamente contemplado” e pedem ainda que seja facultada “indicação sobre as escolas seleccionadas, logo que a informação esteja disponível”.

“É uma iniciativa política de enorme importância para o país, que se saúda”, refere o deputado Nuno Fazenda, primeiro subscritor da pergunta ao Ministro da Educação, manifestando-se convicto de que “na escolha das escolas-piloto para a introdução de manuais digitais, e em linha com o que tem sido feito nas diferentes áreas governativas, o Interior será devidamente contemplado”. “É essa a nossa expectativa”, afirma o deputado eleito pelo distrito de Castelo Branco.

O documento é ainda subscrito pelos eleitos socialistas pelos distritos de Castelo Branco, Bragança, Vila Real, Guarda, Portalegre, Évora e de Beja, além do coordenador do PS na comissão parlamentar de Educação, Tiago Estêvão Martins, e do vice-Presidente da Direcção do Grupo parlamentar com a área da Educação, Porfírio Silva.

 


Todos os direitos reservados • Notícias de Vouzela

Praça da República, 17 3670 – 245 Vouzela

Powered by DIGITAL RM