As lojas de pequeno comércio que tenham até 200 metros quadrados e todos os cabeleireiros, stands automóveis e livrarias vão poder reabrir portas a partir de segunda-feira, 4 de Maio.
O Governo comunicou a decisão aos parceiros sociais esta quarta-feira, durante a reunião da Concertação Social.
As regras exactas de funcionamento e protecção para estes e outros estabelecimentos vão ser conhecidas esta quinta-feira, após uma reunião do Conselho de Ministros.
O calendário deixa de fora as lojas com menos de 200 metros quadrados nos centros comerciais, que continuam fechados ao público.
O Executivo planeia, assim, uma reabertura gradual dos estabelecimentos, dependendo da evolução da pandemia, seguindo o modelo já aplicado na República Checa, um país que tem sensivelmente o mesmo número de habitantes que Portugal (10,65 milhões).
A ideia é abranger, a partir do dia 18 de Maio, as lojas até 400 metros quadrados, embora as Câmaras Municipais fiquem com a possibilidade de estender a medida a espaços com dimensão superior.
Nesta “segunda fase”, deverão reabrir igualmente os restaurantes, sujeitos a diversas medidas preventivas. A Associação de hotelaria e restauração está a elaborar um quadro de boas práticas.
Numa terceira fase, no início de Junho, deverão reabrir as restantes lojas, incluindo centros comerciais.
Depois de se reunir com os diversos partidos políticos, o primeiro-ministro, António Costa, encontra-se esta noite com o Presidente da República para analisar o novo quadro de medidas para conter a pandemia depois do fim do estado de emergência.